Opinião

Marco Castro Andrade | 01 Março 2016

Ao contrário do que se pensa, são, ainda, muitos os adultos que demonstram graves problemas de alfabetização e iliteracia em diferentes áreas e que se encontram desempregados. Estes encontram no Ensino para Adultos, a oportunidade de melhorarem aspectos da sua condição social, sobretudo, a nível laboral, pessoal e interpessoal.

Este é o segundo texto que nos enviou Marco Andrade (da Madeira) onde relata algumas das atividades pedagógicas que desenvolveu junto de diversas comunidades adultas, em prol da coesão e integração social.

Marco Castro Andrade | 15 Fevereiro 2016

Este texto escrito pelo Marco Andrade que vive na Madeira e que está neste momento desempregado, reflete sobre os problema que afetam a educação de adultos. Enviou-nos dois textos. Hoje publicamos o primeiro.

Atualmente, o nosso país atravessa grandes problemas sociais devido à conjuntura económica e financeira que atinge muitas áreas e, por sua vez, muitos cidadãos. Contudo, a Educação é a que mais tem sido afetada, talvez por não produzir efeitos nem retornos imediatos. Se calhar, a tendência é sempre projectar para o futuro ao invés de se tentar resolver o problema no presente, mesmo que seja moroso e de certo modo dispendioso. Será que não valeria a pena tal investimento?

Joana Portela | 21 Setembro 2015

A autora deste texto (Joana Portela) foi abordada num supermercado por um casal para que lesse e comparasse os preços dos produtos expostos.

Este episódio, que lhe acontece com alguma frequência no seu quotidiano de século XXI, serviu-lhe de ponto de partida para reflectir sobre os impactos sociais do analfabetismo e da iliteracia na vida de muitos portugueses.

Licínio C. Lima | 18 Março 2015

Licínio Lima participou na Assembleia Geral da Associação Europeia de Educação de Adultos (EAEA), em Bruxelas, a 18 de Junho de 2014 onde deu uma conferência, na qual discutiu as suas opiniões sobre democracia e educação de adultos. Licínio Lima considera que o discurso dominante da economia e da competitividade está a reflectir-se na nossa maneira de falar sobre educação de adultos.

Publicamos aqui um texto resumido e traduzido da referida conferência.

Flávio Ferreira | 10 Março 2015

A educação de adultos é aquela educação que atormenta decisões teóricas e políticas.
A educação, formação e aprendizagem de adultos necessita, urgentemente, de um conceito robusto, claro e adaptado aos actuais modelos heuréticos. Pedangrogia é o que vos proponho, caso contrário, iremos continuar a seguir a uma desarticulação entre a teoria e as políticas educativas na educação de adultos, como a seguir vos apresento sob a forma de um mapa conceptual. Apresentar uma inovação prática à luz do que foi reflectido, é saber respeitar todo o trabalho histórico-teórico e principalmente as pessoas envolvidas nas organizações internacionais e nacionais, no entanto, é nosso entendimento que a inovação deve partir de dentro para fora, dito por outras palavras, do local para o global. O sistema inovador será composto por um cartão inteligente através da tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID).

Timothy D. Ireland | 29 Outubro 2014

Em 2013, o Brasil comemorou o cinquentenário da experiência pioneira de alfabetização em 40 horas concebida e dirigida por Paulo Freire, na cidade de Angicos-RN. Apesar de ser uma proposta relativamente modesta em termos de abrangência, foram 380 homens e mulheres que participaram – o projeto teve um impacto nacional e internacional desproporcional a sua dimensão. Embora tenha sido mais lembrado por ser uma das primeiras experiências que colocou em prática o método de alfabetização de Freire, as 40 horas de Angicos se fundamentaram em uma nova visão de educação e numa nova epistemologia constituindo um repensar, nas palavras de Torres (1), “da missão do ‘público’ e da educação pública como uma contribuição à constituição da democracia e da cidadania”.

Paula Guimarães | 18 Março 2013

Recentemente foi divulgada uma proposta de Portaria que extingue os Centros Novas Oportunidades e promete a criação dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional. Neste artigo de Opinião, Paula Guimarães considera que “é um documento que acentua algumas ideias (questionáveis) que já eram importantes nas Novas Oportunidades, com a ‘qualificação, enquanto aposta estratégica do país’. Todavia, claramente aponta outros caminhos, embora estes pareçam não conduzir a algum lado relevante para a educação de adultos”.

Ana Maria Canelas | 20 Junho 2012

Valoriza-se hoje a ideia de que o processo de crescimento da pessoa no que se refere à aquisição dos saberes e conhecimentos necessários a viver num mundo complexo, já não tem lugar num único tempo e num único espaço, como se aceitava no passado.
O grande desafio que se coloca às nossas sociedades, aos sistemas formais de educação e formação e a cada um de nós, é a aceitação de que a aprendizagem tem lugar permanentemente, ao longo de toda a vida, em múltiplos tempos e nos mais diversos locais.

Alberto Melo | 21 Dezembro 2011

Alberto Melo foi uma das cerca de 700 pessoas que no passado dia 17 de Dezembro se reuniram para conhecer o que é a “dívida pública”, a fim de analisar e propor estratégias de futuro que vão além das medidas actualmente em curso que, na opinião de muitos economistas (e não só), levarão Portugal para uma via de recessão e empobrecimento irreversíveis. Pode dizer-se que foi uma excelente aula de finanças e economia política para todos os presentes.

José Figueira | 06 Março 2011

Com o final do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, e seguindo a lógica e intencionalidade que levou à criação destes anos europeus – “alertar consciências para unir esforços” - devemos lançar um olhar retrospectivo sobre as políticas públicas e estatais dos últimos anos no que diz respeito a estes problemas sociais, nomeadamente na área da educação.