Manifesto para a Aprendizagem de Adultos no século XXI

A Associação Europeia para a Educação de Adultos EAEA publicou o "Manifesto para a Aprendizagem de Adultos no século XXI”, enquanto uma ferramenta para a mudança. Nele se definem objetivos para a criação de uma Europa de Aprendizagem: uma Europa que seja capaz de enfrentar o futuro de forma positiva e com todas as capacidades, conhecimentos e competências necessárias.

 

O Manifesto é dirigido a decisores políticos europeus, nacionais e regionais para aprenderem sobre os benefícios da educação de adultos. Também pode ser útil para os profissionais europeus da educação no seu trabalho de defesa e promoção dessa educação.

O manifesto apresenta sete desafios europeus contemporâneos a que a educação de adultos pode responder:

 

 

- Cidadania ativa, democracia e participação. As pessoas que participam na educação de adultos têm mais confiança no sistema político, participam mais na sociedade, nomeadamente através do voto, do voluntariado ou assumindo papéis ativos nas comunidades.

 

 

 

 

- Capacidades de vida para os indivíduos. Os adultos aprendentes sentem-se mais saudáveis, têm um estilo de vida mais saudável, constroem redes sociais novas e experienciam melhoria no seu bem-estar.

 

 

 

 

- A coesão social, equidade e igualdade. A educação de adultos oferece muitas oportunidades para tornar as sociedades mais igualitárias e para criar sociedades mais justas e, ao mesmo tempo, crescimento económico.

 

 

 

- Emprego e a digitalização. A aprendizagem no local de trabalho é um dos principais motores para a participação dos adultos na aprendizagem ao longo da vida. À beira de grandes mudanças digitais, a educação de adultos pode ajudar a colmatar o fosso digital.

 

 

 

- Migração e alterações demográficas. A educação cívica e a aprendizagem intercultural podem criar culturas facilitadoras da integração. A formação em línguas e competências básicas permitirão que os imigrantes se tornem cidadãos ativos nos países que os acolhem. Os aprendentes seniores são mais ativos, mais disponíveis para o voluntariado, trabalham mais tempo e são mais saudáveis.

 

 

- Sustentabilidade. Desde o consumo ambientalmente amigável ao transporte atento à eficiência energética, os cidadãos europeus precisam de muita informação e de espaços inovadoras para desenvolverem novos estilos de vida, novos projetos e novas abordagens. A educação de adultos pode ajudar a fornecer informação, espaços de debate e a criatividade.

 

 

- Políticas europeias. A educação de adultos contribui para as principais estratégias europeias em matéria de crescimento, emprego, inovação, equidade, coesão social, cidadania ativa, redução da pobreza, alterações climáticas, mercado interno, migrações, paz e muito mais.

 

 

Pode ter acesso a uma versão mais alargada em inglês do pdf da publicação aqui:

Manifesto for Adult Learning in the 21st Century

Notícia disponível emPolicy Advocacy - Manifesto for Adult Learning in the 21st Century

 

Tópicos: Tags: