O Projecto Europeu “ENTITLE”

Logo ENTITLE “ENTITLE” é uma sigla da expressão em língua inglesa “Europe’s New Libraries Together in Transversal Learning Environments”, ou seja, numa tradução aproximada, Aliança das Novas Bibliotecas Europeias para Contextos Educativos Transversais. Trata-se, segundo o respectivo sítio internet, de uma iniciativa de vanguarda que pretende incentivar a investigação e os esforços de realização no domínio das “bibliotecas digitais”; em particular, a utilização de instrumentos de alta tecnologia capazes de tornar o rico património cultural europeu acessível ao maior número possível de pessoas, isto de forma a combinar criatividade individual e tecnologias de informação e comunicação (TIC).

“ENTITLE” é, pois, um projecto multilateral desenvolvido ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (LLP), KA4 (Disseminação e Exploração de Resultados), destinado a apoiar e expandir os avanços conseguidos até à data pelas bibliotecas públicas europeias na promoção das aprendizagens a todos os grupos etários e a todos os sectores da sociedade. A sua função é disseminar, consolidar e reforçar o trabalho das principais redes, iniciativas e projectos neste domínio.
“ENTITLE” dará um especial enfoque aos contributos feitos à aprendizagem ao longo da vida através de contextos de educação informal em bibliotecas, cobatendo a iliteracia informática e a exclusão social. Dará também uma particular atenção aos benefícios obtidos graças a aplicações das TIC.
No âmbito deste projecto, serão em breve produzidos 6 manuais sobre medidas políticas e boas práticas já adoptadas nesta matéria por diferentes Estados Membros, respectivamente, sobre: 1) Estratégias e políticas sobre aprendizagem ao longo da vida e bibliotecas públicas; 2) Panorâmica geral (parceiros, integração de serviços, estilos, teorias, aprendentes); 3) Serviços (e Planeamento) de Gestão das Aprendizagens; 4) Recursos (pessoal, financiamento); 5) Avaliação (resultados, financiamento); 6) Contexto de Aprendizagem (TIC, contexto físico).
Estão já disponíveis no site “ENTITLE” – http://www.entitlelll.eu – vários estudos nacionais, em língua inglesa, entre os quais um dedicado à realidade portuguesa neste campo.

 

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