Semana Aprender ao Longo da Vida 2017

Já podemos confirmar que em 2017 irá decorrer mais uma Semana Aprender ao Longo da Vida - Semana ALV 2017, por  iniciativa da Associação O Direito de Aprender e envolvendo outras entidades. Estão desde já confirmadas a ANQEP e o INATEL, esperando que muitas outras venham juntar-se a esta iniciativa. Fica desde já feito o convite. 

Este ano, a Semana ALV 2017 irá decorrer de 20 a 24 de novembro e, pela primeira vez, vai coincidir com a Semana Europeia de Lifelong Learning - LLLWeek2017 que, por sua vez, coincide com a Semana Europeia de Educação Profissional VET Week.

O Encontro que decorrerá no dia 20 de Novembro no Grande Auditório do ISCTE e assinalará o início da Semana ALV 2017, terá como tema principal a “Educação de Adultos num Mundo Digital”.

Acreditamos que a implementação com regularidade da organização desta Semana ALV será um passo importante para criar uma dinâmica que a transforme numa plataforma de dinamização da aprendizagem ao longo da vida.

À semelhança das iniciativas em anos anteriores mantemos a mesma estrutura e os principais objetivos desta Semana:

Chamar a atenção para as vantagens e necessidade de aprender sempre mais, melhor e ao longo da vida, tendo como vertentes principais:

- estimular iniciativas a nível local que promovam a Aprendizagem ao Longo da Vida e que motivem os públicos adultos;

- disseminar boas práticas no domínio da Aprendizagem ao Longo da Vida;

- premiar iniciativas de qualidade no domínio da Aprendizagem ao Longo da Vida;

- contribuir para o debate, reflexão e partilha de conhecimento em diferentes domínios afetos a políticas e práticas de Aprendizagem ao Longo da Vida em Portugal.

O que vai ser a Semana ALV 2017

A Semana Aprender ao Longo da Vida 201 vai constar do seguinte:

Atividades Locais – têm como principal objetivo estimular iniciativas a nível local que envolvam a organização de eventos, por diferentes tipologias de entidades, que promovam a aprendizagem ao longo da vida e que ajudem a ultrapassar as fronteiras entre os diversos tipos de aprendizagem (formal, não formal e informal).

Prémio Semana ALV 2017 – Visa reconhecer uma boa prática concretizada por uma das entidades aderentes às atividades locais, sendo esta selecionada por um júri de especialistas constituído especificamente para esse fim.

Encontro Semana ALV 2017 – Este Encontro decorrerá no dia 20 de Novembro no Grande Auditório do ISCTE e assinalará o início da Semana ALV 2017 assumindo uma vertente mais institucional sendo dirigido, sobretudo, a profissionais de educação e formação de adultos.

O Encontro da Semana ALV 2017 constará de alguns painéis estando desde já previstos os seguintes temas:

-“Educação de Adultos num Mundo Digital”

- Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos – Objetivo 4 da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Ocorrerá igualmente a entrega do “Prémio Semana ALV” com a divulgação de algumas das boas práticas de aprendizagem de adultos a nível nacional.

No site geral da Semana ALV (http://www.semanaalv.net/ ), podem consultar o que foi feito em 2012 e 2016. 
No início de Setembro estará aí disponível informação relativa à Semana ALV 2017.

 

Tópicos: Tags:

Adicionar novo comentário