Sete Princípios de Aprendizagem de Adultos

Compreender como é que os adultos aprendem é um esforço importante que se está a fazer atualmente em muitas Universidades. Com um número crescente de adultos a frequentar cursos de formação, torna extremamente relevante conhecer as estratégias de aprendizagem dos adultos. Confrontando a forma como os adultos aprendem com a forma como as crianças aprendem é uma boa maneira de descobrir mais sobre este fascinante campo.

O Canadian Literacy and Learning Network (CLLN) resumiu em 7 princípios que realçam algumas das diferenças entre como aprendem as crianças e como isso se passa com os adultos.

1. Os adultos devem querer aprender

Eles aprendem de forma eficaz apenas quando têm uma forte motivação interior para desenvolver uma nova competência ou quando querem adquirir um tipo particular de conhecimento.

Ajudar os seus filhos é uma forte motivação para os que são pais.

Conseguir um diploma ou um bom trabalho é uma outra forte motivação para os adultos.

2. Os adultos vão querer aprender apenas o que sentem que precisam de aprender

Os adultos são práticos na sua abordagem à aprendizagem. Eles querem saber: "Como é que isto me vai ajudar agora?"

Seja prático, seja direto.

3. Os adultos aprendem fazendo  

As crianças aprendem fazendo, mas a participação ativa é ainda mais importante entre os adultos.
Os adultos precisam de ser capazes de usar essas competências imediatamente para que percebam a sua relevância.

4. A educação de adultos, centra-se nos problemas e os problemas devem ser realistas.

As crianças aprendem competências sequencialmente. Os adultos começam com um problema e, em seguida, trabalham para encontrar uma solução.

Comece por identificar o que o aprendente pode fazer, o que quer fazer e, em seguida, aborde as lacunas e desenvolva atividades práticas para ensinar competências específicas.

5. A experiência conta na aprendizagem de adultos

Os adultos têm mais experiência do que as crianças. Isso pode ser um ativo e um passivo.

Use a experiência dos aprendentes (negativa ou positiva) para construir um futuro positivo, certificando-se de que as experiências negativas não façam parte da vivência que ele vai ter no seu programa.

6. Os adultos aprendem melhor numa situação informal

As crianças têm de seguir um currículo. Muitas vezes, os adultos aprendem apenas o que sentem que precisam de saber.

Envolva os adultos no processo de aprendizagem. Deixe-os discutir questões e decidir sobre possíveis soluções. Torne o ambiente descontraído, informal e convidativo.

7. Adultos querem orientação

Os adultos querem informações que os possam ajudar a melhorar a sua situação ou a dos seus filhos. Não querem que lhes digam o que fazer. Querem escolher as opções a partir das suas necessidades individuais.

Apresente opções em vez de instruções

Pode ler o texto integral em inglês aqui: http://www.literacy.ca/professionals/professional-development-2/principles-of-adult-learning/

Tópicos: Tags:

Adicionar novo comentário