3ª Conferência Internacional das Cidades de Aprendizagem

18 Setembro 2017 to 20 Setembro 2017
Local:
Cidade de Cork (Irlanda)

A 3ª Conferência Internacional das Cidades de Aprendizagem irá decorrer na cidade de Cork na Irlanda de 18 a 20 de setembro e é uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e boas práticas, a criação e fortalecimento de parcerias e a promoção de cidades geminadas. É também, ainda mais importante, uma plataforma para construir o futuro das cidades de aprendizagem.

Hoje, a rede é composta por cerca de 200 cidades de mais de 40 países unidos na sua determinação de promover a aprendizagem ao longo da vida e, em última instância, alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas cidades.

Em Portugal há 8 cidades de aprendizagem: Anadia, Câmara de Lobos, Cascais, Gondomar, Lagoa, Mação, Praia da Vitória e Pampilhosa da Serra.

Objetivo da conferência

A primeira Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem (Pequim, 2013) abriu o discurso global sobre as cidades de aprendizagem e definiu o conceito, da UNESCO, de cidade de aprendizagem. A segunda Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem na Cidade do México foi marcada pela abertura à adesão na Rede Global de Cidades de Aprendizagem (RGCA) da UNESCO e definiu o papel das cidades da aprendizagem na consecução do desenvolvimento sustentável. Hoje, a rede é composta por cerca de 200 cidades de mais de 40 países unidos na sua determinação de promover a aprendizagem ao longo da vida e, em última instância, alcançar o desenvolvimento sustentável nas suas cidades.

Dada a necessidade de uma intervenção urgente para garantir um planeta seguro e habitável para as gerações futuras, devemos desenvolver um plano de ação concreto. A terceira Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem passará do discurso global para a implementação local na implementação da aprendizagem ao longo da vida para apoiar a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

O objetivo da conferência é orientar as cidades na implementação da aprendizagem ao longo da vida para apoiar a consecução, a nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mais especificamente, os objetivos da conferência são:

- Desenvolver uma compreensão do papel da aprendizagem ao longo da vida na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

- Propor ações que implementem a aprendizagem ao longo da vida nas cidades para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

- Proporcionar a aprendizagem por pares, mostrando as melhores práticas;

- Fomentarligações e parcerias (por exemplo, geminação de cidades) entre cidades membros e parceiros do Global Network of Learning Cities (Rede Global das Cidades de Aprendizagem)da UNESCO.

Outros temas em debate:

Subtema 1

Como a aprendizagem ao longo da vida apoia a concretização a nível local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

Subtema 2

Promover a governança integrada e as parcerias para o futuro sustentável da sua cidade

Subtema 3

Formas bem-sucedidas de implementar e medir o impacto das ações locais para o desenvolvimento sustentável

Língua do evento: Inglês

Para mais informações consultar o site da Conferência: http://learningcities2017.org/

Site de Global Network of Learning Cities

http://uil.unesco.org/lifelong-learning/learning-cities