Seminário da Rede de Literacia e Numeracia para Formadores PDF Imprimir e-mail
10-Apr-2011
EUR-ALPHAEUR-ALPHA, a Rede Europeia de Literacia e Numeracia, lança agora o convite para o seu segundo seminário para formadores em 2011.
A Rede EUR-ALPHA visa apoiar e desenvolver práticas da mais elevada qualidade em literacia e numeracia para adultos, à escala europeia. Foi fundada em 2009 e conta actualmente com 16 membros de 12 países. EUR-ALPHA trabalha com formadores, a fim de desenvolver e intercambiar práticas educativas que facilitem a auto-determinação, a cidadania e a participação dos adultos aprendentes.

Realiza este trabalho, através de um comité científico, que recolhe, trata e dissemina as práticas que correspondem a esses objectivos de autonomia, expressão de opiniões próprias e participação activa; e através de seminários onde os formadores se encontram entre si e testem, em comum, diferentes práticas pedagógicas.
A Rede EUR-ALPHA trabalha também directamente com adultos em formação, a fim de apoiar a sua capacidade de expressão e as suas oportunidades de participação. Desenvolve esta missão, através de um comité científico em que eles e elas analisam as suas necessidades e expectativas e elaboram actualmente uma Carta para a Literacia; e através de seminários, onde se encontram, trocam experiências e analisam, em comum, o seu papel de cidadãs e cidadãos, tanto a nível nacional como europeu.
O Seminário “Literacia e Numeracia: Exemplos de boas práticas para a auto-determinação doa aprendentes” terá lugar na cidade de Mâcon, em França, entre 24 e 28 de Outubro do corrente ano. É organizado pela AEFTI (uma entidade francesa parceira da EUR-ALPHA) e pretende seleccionar, testar, experimentar e descobrir práticas pedagógicas que promovam a auto-determinação dos adultos em aprendizagem.
Após as tradicionais actividades para “quebrar o gelo”, as sessões pedagógicas (em geral, propostas por membros da EUR-ALPHA) revelarão o potencial emancipador de certas práticas. As noites serão dedicadas a actividades informais e de descontracção, tais como sessões de teatro improvisado em torno da postura e da atitude dos formadores. Serão também momentos de trocas, em que os formadores poderão apresentar aos seus colegas as práticas que consideram emancipadoras. A meio da semana, far-se-á uma visita à Abadia de Cluny, um monumento a não perder para quem se desloca à Borgonha, o que permitirá, não só respirar o ar livre, como também reflectir – com formandos em literacia – os diferentes aspectos do que seja uma visita cultural. Abordagens originais, oradores de diferentes países europeus e espaços de intercâmbio estarão no centro deste “workshop”, que promete ser muito enriquecedor. O programa pormenorizado e a ficha de inscrição estão disponíveis em: http://www.eur-alpha.eu/spip.php?article89
As pré-inscrições deverão ser feitas o mais cedo possível para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
Para receber uma bolsa Grundtvig para este efeito, deverão os/as interessados/as submeter candidatura às respectivas Agências Nacionais para o Programa Aprendizagem ao longo da Vida até 29 de Abril próximo.

» Sem Comentários
Não existem comentários disponíveis.
» Submeter Comentário
Email (o endereço de email não irá ser publicado)
Nome
Título
Comentários
 caracteres restantes
Captcha Image Regenerate code when it's unreadable
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

 

 arvore.jpg

Celebrar os 10 Anos da Direito de Aprender

A Associação O Direito de Aprender vai fazer 10 anos na semana de 29 de Outubro (terça-feira) a 2 de Nov. (sábado) e vamos festejar esta data, com debates, animações e um jantar que irão decorrer no Palácio de Pombal - Rua do Século, Nº 79 em Lisboa no âmbito da instalação “Sala da Nação – Embaixada de Terra Nenhuma” da exposição “A Realidade e outras Ficções”, que é uma das exposições nucleares da Trienal de Arquitetura de Lisboa.

Em breve divulgaremos o programa, mas convidamos desde já todos os nossos associados, amigos e colaboradores a estarem presentes nos debates que se iniciam no dia 29 de Outubro e na festa e jantar no dia 2 de Novembro.

E tragam outros amigos também!

Revista Aprender
Faça-se Sócio
Assine a Revista
Opinião
Desinteresse, desapego e desvalorização da Educação de Adultos em Portugal"
Paula Guimarães

Paula GuimarãesRecentemente foi divulgada uma proposta de Portaria que extingue os Centros Novas Oportunidades e promete a criação dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional. Neste artigo de Opinião, Paula Guimarães considera que “é um documento que acentua algumas ideias (questionáveis) que já eram importantes nas Novas Oportunidades, com a ‘qualificação, enquanto aposta estratégica do país’. Todavia, claramente aponta outros caminhos, embora estes pareçam não conduzir a algum lado relevante para a educação de adultos”.
Ler mais...
Agenda

Mudanças Locais, Acções Sociais e Educação de Adultos: Desafios e Respostas
Vai decorrer no Instituto de Educação da Universidade da Lisboa nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2014 o seminário “Mudanças Locais, Acções Sociais e Educação de Adultos: Desafios e Respostas“ que é uma iniciativa conjunta entre a  European Society for Research on the education of Adults (ESREA), através da rede Global and Local: Adult learning and Development, e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e terá como idioma preferencial o inglês.
A submissão de resumos é até o dia 31 de janeiro de 2014.

Ler mais...

Sexta edição da Universidade de Verão
Vai decorrer de 9 a 12 de Setembro em Albufeira, no espaço da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, a 6ª Edição da Universidade de Verão 2014, que terá como tema “Participação e Inovação - A Construção de Cidadanias Insurgentes”
Ler mais...
Livros
Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores na Formação Política do(a) Educador(a) Socia
Rosanna Barros

Subsídios Breves para o Debate de Princípios e Valores na Formação Política do(a) Educador(a) Social

Ler mais...
Newsletter






© 2014 O Direito de Aprender