Livros e Revistas

De: Ana Maria Seixas, Albertina Oliveira, Luís Alcoforado, Carlos Reis, Rosanna Barros, Joanna Ostrouch-Kamińska, Cristina C. Vieira, Rui Pires, Mariana Gaio Alves, Teresa N. R. Gonçalves, Ana Paula Almeida, Maria da Graça Amaro Bidarra, Carlos Manuel Folgado Barreira, Sandra Pratas Rodrigues, Natália Alves

O presente número da Revista Portuguesa de Pedagogia integra seis artigos subordinados à temática Educação e Formação de Adultos.

Do editorial deste número pode ler-se:

O conhecimento não se adquire por osmose, para além de se ter acesso a ele, é necessário saber transformar a informação em dados organizados, estruturados de modo a ganharem relevância e sentido. É necessário, igualmente, saber avaliar, de forma crítica, quantidades massivas de informação, disponíveis 24h por dia, sete dias por semana. A tecnologia e os recursos digitais estão a mudar a forma como as pessoas aprendem e a aumentar intensamente as oportunidades de aprendizagem pelas modalidades não formal e informal.

De: Documento publicado pela Unidade Europeia da Rede Eurydice com o apoio financeiro da Comissão Europeia (Direcção-Geral da Educação e Cultura).

O objecto desta síntese é a ENPA (Educação Não-Profissional de Adultos) nos países da Rede Eurydice, à excepção da Turquia. A ENPA desenvolve-se numa ampla variedade de cenários no contexto da aprendizagem ao longo da vida.

De: Maria da Graça L. Castro Pinto

Há títulos que atraem leitores para os livros que encabeçam – e, muitas vezes os desiludem porque prometem mais do que o texto dá. E há títulos infelizes que assustam e repelem os leitores – e depois os respectivos livros acabam por ser uma agradável surpresa.

De: Alberto Melo (entrevistado), Rui Canário, Carmen Cavaco, Luís Capucha, Luísa Maria Serrano de Carvalho, Isabel Silva Ferreira e Joana Roque Morais

O Nº 34 da revista Aprender, editada pela Escola Superior de Educação de Portalegre, foi publicada em outubro de 2013 e tem como tema central a educação e formação de adultos. 

De: Rosanna Barros

 A mais recente obra de Rosanna Barros traz para o mercado editorial parte do trabalho de investigação desenvolvido pela autora no âmbito do seu projecto de doutoramento, um trabalho essencial para o mapeamento, compreensão e interpretação multidimensionais do panorama atual do campo da educação e formação de adultos em Portugal. 

De: Helena Luísa Martins Quintas

Sob este título, a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ)  publico o 1º número da sua colecção “Perspectivas e Reflexões”.
A obra é da autoria de Helena Luísa Martins Quintas, Professora na Universidade do Algarve, e centra-se sobre os Cursos Educação-Formação de Adultos, que a autora tem acompanhado desde uma primeira experiência, a cargo da Sª Casa da Misericórdia de Castro Marim, desenvolvida no início da década.

De: Mathias Finger e José Manuel Asún

Não é todos os dias que deparamos com um livro que é ao mesmo tempo pedagógico, profundo e inspirador da acção. Em A Educação de Adultos numa Encruzilhada - aprender a nossa saída, Mathias Finger e José Manuel Asún apresentam um livro estimulante para todos aqueles que se interessam pela educação de adultos mas dão também pistas para aqueles que buscam saídas para um sentimento de impotência e ‘não vale a pena’.

De: Alberto Eduardo da Silva e Melo

 Por assumir muitas e diferentes formas, a educação de adultos é uma “criatura muito variada”.

Assim abre Alberto Melo o seu livro “Adult Education in Portugal”, publicado em 1983, em Praga, pelo European Centre for Leisure and Education, um trabalho pouco conhecido entre nós e cuja leitura, ainda hoje, se revela muito proveitosa. A obra foi-me oferecida pelo seu autor, que devo ter conhecido pessoalmente naquele ano, ou o mais tardar no ano seguinte, depois de uma visita sua a Braga, à Unidade de Educação

De: Sónia Maria Rummert

Em Portugal, António Gramsci é um autor praticamente não editado, certamente pouco lido e conhecido, designadamente no âmbito da comunidade científica das ciências da educação.

O nº 4 dos Cadernos SÍSIFO é constituído por dois trabalhos da docente e investigadora brasileira, Sónia Maria Rummert, que se completam, embora elaborados com finalidades distintas sobre sobre o pensamento de António Gramsci.

De: José Pedro Amorim

O Impacto da Educação e Formação de Adultos no Desenvolvimento Vocacional e da Cidadania – A Metamorfose das Borboletas

Qual o impacto da educação e formação de adultos (EFA) no desenvolvimento vocacional e da cidadania dos aprendentes? Pode considerar-se esta a questão geradora do estudo que aqui se apresenta e que teve como objecto o Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e os cursos EFA 2003- 2004 da UniNorte. 

Páginas