A Associação “O Direito de Aprender” na EPALE

Desde 2017 a Associação O Direito de Aprender através de um dos seus elementos é um dos oito Embaixadores nacionais da EPALE - Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa.

O papel dos embaixadores é não só contribuir com conteúdos de qualidade, mas também em disseminar a EPALE entre os seus pares, para que mais e mais pessoas possam beneficiar do que a EPALE tem para oferecer.

Pode ler no site da Plataforma da EPALE duas iniciativas da nossa Associação:

- O artigo “Uma lufada de ar lá de fora” sobre o trabalho que o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna desenvolve nas suas instalações e no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) relacionado com o tema do mês de julho da EPALE – Educação em contexto prisional;

- A divulgação da Semana Aprender ao Longo da Vida 2018.

Artigo “Uma lufada de ar lá de fora”

Há mais de dez anos que todos os caminhos confluem para o Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna no que diz respeito ao ensino de adultos na zona de Lisboa. A oferta é vasta e abrangente. A par dos cursos EFA, há ainda os de Alfabetização e de Competências Básicas, ministrados nas suas instalações e no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), e de Português para Estrangeiros. Aqui, ninguém fica de fora.

Damos conta aqui na EPALE uma secção do artigo publicado no nº 14 da Revista Aprender ao Longo da Vida relacionado com o trabalho que esta escola desenvolve no EPL.

https://ec.europa.eu/epale/pt/content/uma-lufada-de-ar-la-de-fora

 

Site "Semana Aprender ao Longo da Vida 2018" (22 a 26 outubro)

site da Semana ALV 2018 já está ativo e já podem registar-se nas diversas atividades, como a candidatura ao Prémio Semana ALV 2018, inscrever-se para o Encontro Semana Aprender ao Longo da Vida (do dia 22 de outubro no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa) tanto para assistir, como para apresentar uma intervenção.

E, muito importante, já podem organizar uma Atividade Local para essa semana e colocar a vossa localidade no mapa das Atividades Locais.

https://ec.europa.eu/epale/pt/node/74399

 

Quem são os oito Embaixadores EPALE em Portugal

Acir Fernandes Meirelles

Chefe da Divisão de Validação e Certificação de Ativos, onde coordena a Rede Valorizar e o Centro de Formação da Administração Pública dos Açores.

"Projetos como a EPALE implicam, antes de tudo, trabalho e partilha. Não existe nada mais antigo - o que é a Humanidade se não o esforço colaborativo? - e, sintomaticamente, nada mais moderno, na medida em que vamos aprendendo que a Europa ou será social ou não será".

 

Armando Ferreira Loureiro

Professor universitário, investigador em educação e formação de adultos

"Numa sociedade da informação e da tecnologia, a educação e formação de adultos deve acompanhar o que a caracteriza, sob pena de ficar nas margens. A EPALE é uma das formas de este campo da educação estar dentro, fazer parte desta sociedade."

 

 

Bravo Nico

Professor da Universidade de Évora e Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede

"EPALE é um ponto de encontro comum do universo europeu da educação e da educação de adultos. Aqui confluem ideias de todas as geografias físicas e políticas, práticas de todos os perfis institucionais e territoriais, experiências de todos os protagonistas e contributos de todas as didáticas. EPALE é uma comunidade plena de diversidade e dinâmica e, também por isso, um bom ponto de partida comum para uma aprendizagem participada e solidária."

 

Carlos Ribeiro

Fundador e dinamizador da Caixa de Mitos - Agência para a Inovação Social. Dinamizador de projetos de desenvolvimento, de inovação e de comunicação.

"Animar uma plataforma de comunicação consiste antes de mais em fomentar a participação de todos os interessados nos temas relacionados com a educação de adultos. Para o efeito, podemos agir de forma circunscrita ao aumento progressivo da tão desejada participação ou podemos ir mais longe e procurar traduzir o envolvimento dos participantes em auto-organização e em gestão colaborativa dos conteúdos. Ser "embaixador EPALE" também pode consistir em impulsionar a utopia da mudança social em favor de todos aqueles que lutam por uma vida melhor, mais justa e mais solidária."

 

Etelberto Costa

Ativista da aprendizagem ao longo da vida

"A Europa e muito particularmente Portugal encontram saída nos desafios mundiais que enfrentam na qualificação e na competência cultural e social dos seus povos.

A oportunidade de ser embaixador nacional da EPALE é abrir uma janela para dar um contributo para que a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida sejam sistemicamente integrantes das decisões e das políticas públicas e privadas. Em especial, colocarei no terreno a relevância das competências digitais e da aprendizagem máquina que a inteligência artificial está a agregar, com preocupação social e humana."

 

Fernando Albuquerque Costa

Professor Auxiliar, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

"Fortalecer a cidadania, promover a qualidade das práticas de educação de adultos no contexto europeu. Saber o que os outros fazem e estudam, dar a conhecer o que fazemos e estudamos em Portugal."

 

Rui Seguro

Elemento da Associação O Direito de Aprender

"Encontro-me ligado à Associação O Direito de Aprender há mais de doze anos e sempre acompanhámos projetos e iniciativas que decorrem na Europa, divulgando-os no nosso site e na revista Aprender ao Longo da Vida.

A Plataforma EPALE, veio tornar muito mais acessível o contacto com a realidade dos projetos europeus e é nesse sentido que vamos continuar a divulgar e a destacar projetos e reflexões que nos parecem relevantes para o campo de intervenção da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida em Portugal."

 

Susana Oliveira

Responsável pelo Observatório de Empregabilidade na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e Vice-Presidente da European Association for the Education of Adults (EAEA)

“A EPALE é mais do que um blog, mais do que uma rede de constituição de parceria, mais do que uma comunidade de aprendizagem. A EPALE junta tudo isto numa dinâmica ímpar, e tem a grande vantagem de ser animada e moderada pelos próprios stakeholders que desenvolvem trabalho nesta matéria, ou seja, todos nós. É um fascinante ponto de encontro e de partilha, um espaço profundamente colaborativo que temos o dever de animar, fazer crescer e melhorar, todos juntos.”

 

Aceda aqui às entrevistas concedidas à Newsletter ANQEP, de todos os embaixadores

 

 

Visite a EPALE regularmente, para descobrir novos conteúdos!

 

https://ec.europa.eu/epale/pt/ (link is external) (em português)

 

 

 

Tópicos: Tags: